O que não fazer em uma reunião?

 em Dicas

Por mais chata que parece ser, reunião é necessário para alinhar a equipe e, em muitos casos, pode se transformar em grandes soluções muito rentáveis para uma empresa. Mas uma coisa não dá para negar: às vezes, o “evento” pode tornar-se uma experiência embaraçosa.

Para evitar que aconteça na sua empresa e o seu negócio saia perdendo durante as reuniões, nós da Virtua Center selecionamos dicas valiosas para você fazer os seus encontros serem um verdadeiro sucesso.

  • Procure ter o mínimo de assunto

A reunião não pode durar muito tempo. Por isso, leve poucos assuntos para serem debatidos. Isso fará o evento ser muito mais eficiente. Dica: passe antes para os participantes o que será discutido. Sendo assim, eles vão se preparar melhor e o assunto renderá o necessário. Sem surpresas. Mais produtividade.

  • Não tente fortalecer a equipe

O melhor jeito de aproximar o seu time, definitivamente, não é durante a reunião. Esses encontros servem para tratar assuntos urgente e de suma importância. A melhor maneira de integrar os funcionários é colocando-os para trabalhar junto, atrás de um único objetivo, de forma harmônica.

  • Não trate assuntos individuais com o todo

Tem um projeto sendo executado por apenas um grupo pequeno? Chame apenas eles para uma conversa. Convocar todos os funcionários para uma reunião que vai tratar um assunto que não desrespeita a todos é desperdício de tempo e de produtividade.

  • Corte conversas paralelas

Alguém está a caminho e, enquanto isso, o time está conversando? Tudo bem. Mas, se der para adiantar, comece a reunião sem todos presentes. Agora, se realmente não dá para iniciar, corte o papo assim que a pessoa chegar. Esses assuntos podem render muito mais do que o esperado e vocês não estão ali para isso, certo?

  • Não confunda os assuntos

Trate na reunião apenas os assuntos que foram pré-dispostos. Se por acaso surgir alguma inspiração no meio de um encontro que é para tomar alguma decisão, peça ao seu funcionário para anotar e enviar por e-mail ou marque uma outra reunião de brainstorming.

  • Seja conclusivo

Fale o que tiver que falar e saia da reunião de decisão tomada. Se todos os participantes reservaram um tempo para estar ali, o mínimo que pode acontecer é ele sair com a conclusão do assunto. O encontro não pode ser uma perda de tempo!

  • Evite reuniões desnecessárias

Por fim, evite marcar aquelas reuniões que podem ser resumidas em apenas um e-mail. Esses encontros desnecessários podem atrapalhar toda a produtividade dos seus funcionários.

Tenho certeza que agora vai ficar mais fácil fazer as suas próximas reuniões, não é mesmo? Boa sorte e, qualquer dúvida, deixe nos comentários.

SAIBA MAIS

Dicas de como deixar as suas manhãs mais produtivas

Dicas para definir e atingir o público-alvo da sua empresa

Foto: Shutterstock

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

5 erros comuns que bons líderes devem evitarQuer reduzir os gastos do dia a dia? Veja as nossas dicas!
WhatsApp chat