5 erros comuns que bons líderes devem evitar

 em Dicas

Todo mundo comete deslizes e, obviamente, aqueles que lideram as suas equipes, por melhor que sejam, não estão livres disso, ainda mais se vierem logo depois de um contrato perdido ou um nível alto de estresse. A boa notícia é que alguns erros comuns, que são capazes de mudar negativamente a produção e a motivação de uma equipe, podem ser evitados.

Como sempre, nós do Virtua Business Center queremos te ajudar! Selecionamos cinco desses erros para você guardar na memória e não deixar mais acontecer na sua empresa. Veja:

1- Falta de reconhecimento

A motivação dos funcionários está muito ligada ao reconhecimento. Ou seja, se você não dá o devido valor daquela pessoa para a sua empresa, certamente, ela se sentirá menos motivada a trabalhar. Isso acontece porque seres humanos gostam de ser elogiados. Então, mesmo que a função exercida faça parte de um contrato preestabelecido, fale palavras de incentivo sempre que puder.

2- Não dar voz aos funcionários

É necessário escutar aqueles que estão 100% conectados com o seu negócio. Eles podem ter uma sugestão muito eficiente para um problema que você não consegue solucionar e você não se dá conta disso, pois não dá voz a eles. É necessário saber muito bem o que os colaboradores estão pensando.

3- Manter segredos em excesso 

Isso, com certeza, faz parte dos erros comuns. A maioria dos líderes acreditam que não contar novidades de antemão para a equipe é a melhor maneira de levar um negócio, mas, definitivamente, não! O diálogo tem que ser sempre muito claro e, se for alguma nova estratégia, é necessário abrir para os colaboradores o quanto antes, assim, a notícia não cai como uma bomba.

4- Criar uma relação de distanciamento 

Essa ideia de distanciamento na hora de bater um papo com os funcionários está muito passada. Os colaboradores têm que saber que podem procurar o seu líder sempre que for preciso e as portas precisam estar abertas para o time se sentir, cada vez mais, motivado.

5- Não ensinar os colaboradores

Você sabe mexer em uma ferramenta melhor do que os seus funcionários? Não hesite em ser professor por algumas horas! Sabedoria compartilhada traz muito mais benefícios para a sua empresa, pois os funcionários ficam mais preparados e satisfeitos. Afinal, enquanto eles estiverem vestindo a camisa da empresa, eles serão profissionais mais bem qualificados.

Guarde esses erros comuns e seja um líder mais bem visto perante a seus colaboradores. Lembre-se: equipe que joga junto nunca sai perdendo.

LEIA MAIS

Como deixar a rotina de trabalho mais fácil? Veja nossas dicas

Dicas para atingir o público-alvo da sua empresa

Foto: Reprodução/Programa Avançar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Dicas de como deixar as suas manhãs mais produtivasO que não fazer em uma reunião?
WhatsApp chat