A lei do Aumento de Lucros

 em Dicas

Existe, sim, uma lei universal do aumento de lucros e essa lei pode ser observada em vários cenários, até mesmo na natureza, onde um cultivador que, planta milho em um pedaço de terra, deseja que essa terra retorne para ele várias espigas de milho, a partir da semente que ele plantou. Ou seja, ele pretende obter lucro a partir do seu trabalho. E essa regra vale para todos que buscam obter algum resultado positivo, a partir de um esforço produzido, seja trabalhando como funcionário, empreendedor, estudante ou qualquer pessoa que tenha um objetivo principal definido para a sua vida. Em qualquer função, todos possuem como meta obter um resultado satisfatório maior que o esforço do trabalho realizado.

Mas há um problema nessa equação: obter o resultado não é tão simples quanto desejar ter esse resultado. Porém, há maneiras práticas que nos permitem facilitar nosso caminho e vamos, agora, refletir sobre algumas.

Seja resiliente

Um pensador resumiu a vida em maneira muito simples: “a própria vida não é mais que uma longa série de dificuldades e obstáculos vencidos. E isso nos dá a primeira dica para alcançar o “lucro”… Seja resiliente! Se buscarmos os grandes triunfadores da história, veremos que eles possuem em comum uma coisa: não desistiram dos seus objetivos quando se depararam com grandes dificuldades, permaneceram firmes em seu propósito, adaptaram-se a dificuldade e descobriram como vencer esse obstáculo para continuar a sua busca pelo seu objetivo definido.

Faça além da sua obrigação

Não importa se você é estudante, funcionário de uma empresa grande ou pequena ou se é um profissional autônomo, todos temos o mais profundo entendimento de qual é a nossa obrigação, seja qual for a atividade que fazemos e, normalmente, respondemos com uma negativa quando somos solicitados a fazer um pouco além do que somos pagos ou exigidos rotineiramente. Nesse ponto que está, talvez, a maior diferença de muitos dos triunfadores da história. Em sua totalidade, eles faziam além do que era esperado e, por isso, obtiveram sucesso em suas atividades.

No livro onde tive inspiração para escrever esse breve texto com intuito de motivar você, há um capítulo inteiro tratando desse tema, mas o ponto que mais me chamou a atenção foi como ele ensina a maneira de mudar a forma de pensar quanto a trabalhar além da obrigação.

A verdade é apenas uma: acabamos fazendo um serviço extra, reclamando, só pela responsabilidade ou pela obediência aos nossos líderes, mas a questão é: seremos recompensados por esse serviço? Ele foi feito de maneira primorosa como se tivesse sido escolha nossa? É importante entender que deveria ser um privilégio fazer além do que é esperado para que, em algum momento, a “vida” pague os juros pelo trabalho “extra” executado.

Ninguém nasceu condenado ao fracasso ou projetado para o sucesso. Todos somos reflexo do trabalho que realizamos e dos objetivos que perseguimos, mas se você, assim como eu, possui um objetivo principal definido e, dentro dele, encontra-se o desejo de ter sucesso, podemos usar uma ferramenta simples que nos ajudará a persistir em nossa jornada: ter como hábito  o “fazer mais que a obrigação” e entender que, como dito anteriormente, isso é um privilégio, pois nenhum esforço é feito em vão e a vida, em uma hora oportuna, irá devolver os lucros e os juros de todo trabalho realizado. Ter fé nesse pensamento nos ajudará a persistir nas dificuldades e não esmorecer quando o trabalho extra for demasiado, pois, acredite, nada feito buscando a excelência passa despercebido.

Esse texto foi baseado na interpretação da lição: o hábito de fazer mais que a obrigação, do livro A lei do triunfo escrito, por Napoleon Hill.

Foto: shutterstock

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Dicas para lidar com a procrastinação e ter mais focoComo deixar a rotina de trabalho mais fácil? Veja nossas dicas!
WhatsApp chat